Cedefop

Cedefop

O Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop) é uma das agências descentralizadas da União Europeia (UE).

Fundado em 1975 e sediado em Salónica, Grécia desde 1995, o Cedefop apoia o desenvolvimento do ensino e formação profissional (EFP) na Europa. Apoia a Comissão Europeia, os 28 Estados-Membros, Islândia e Noruega, e os parceiros sociais no desenvolvimento de políticas adequadas de EFP para promover as competências necessárias ou em falta no mercado de trabalho.

  • Porque é que isso é importante?

A estrategia Europa 2020 é um plano que visa o crescimento económico inteligente, sustentável e inclusivo, através do conhecimento e da inovação.
Um dos seus objetivos é aumentar taxa de emprego da população com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos para, pelo menos, 75 %.

O sucesso desta estratégia depende das competências dos trabalhadores Europeus. As empresas precisam de pessoas com as competências adequadas para competir e oferecer produtos e serviços de alta qualidade. Por outro lado, as pessoas precisam de ter as qualificações adequadas para encontrar emprego. Pessoas com baixas ou sem qualificações têm aproximadamente três vezes mais probabilidades de estar desempregadas do que aquelas que possuem qualificações elevadas. Na UE, cerca de 75 milhões de pessoas, sensivelmente um terço da população ativa, detêm baixas ou nenhumas qualificações. Infelizmente demasiados jovens, cerca de 15%, ainda abandonam a escola sem qualquer qualificação.