Orientação para os inativos e desempregados

Estes relatórios fazem parte das perspectivas temáticas ReferNet.

Na Europa, muitos jovens e adultos encontram-se desempregados e não participam em processos de aprendizagem, estando frequentemente fora do alcance das medidas tradicionais de emprego e educação. As políticas tendem a ser ineficazes nestes casos e por essa razão devem ser desenvolvidas medidas mais adaptadas para a reintegração com sucesso dos indivíduos em ações de aprendizagem e no mercado de trabalho.

Este documento recolhe informação sobre os esforços feitos pelos Estados Membros na integração dos grupos vulneráveis no ensino e formação e no mercado de trabalho. Concentram-se particularmente no apoio prestado a jovens adultos que não se encontram a trabalhar ou a estudar nem a frequentar qualquer tipo de formação (NEET) e adultos em situação de desemprego de longa duração (LTU). Sempre que possível, são ainda descritos os esforços realizados para desenvolver programas de maior alcance.

Os relatórios fornecem uma importante caracterização das oportunidades e desafios atuais que os Estados Membros enfrentam no desenvolvimento de apoio, orientação e divulgação junto de indivíduos vulneráveis.

 

Guidance and outreach

Guidance and outreach for inactive and unemployed

Relatórios dos parceiros