Abordagem sectorial às qualificações

A conferência internacional “Abordagem sectorial das qualificações – quadros de qualificações, normas profissionais, conselhos setoriais para as competências “, organizada sob o patrocínio da iniciativa “Apoio à administração central, entidades adjudicantes e instituições de garantia de qualidade na implementação da fase I do Sistema Integrado de Qualificações”, decorrerá no Educational Research Institute da Polónia nos dias 20 e 21 de Junho.

A conferência é dirigida a todos os interessados no desenvolvimento de qualificações setoriais: empregadores, organizações industriais, sindicatos, membros de Conselhos de Competências Setoriais, representantes da administração central e do governo local, entidades formadoras e outras instituições.

O objetivo da conferência é trocar experiências sobre o desenvolvimento de um sistema de competências e qualificações setoriais. Serão apresentadas as soluções mais relevantes no apoio ao desenvolvimento das qualificações setoriais, incluindo experiências internacionais sobre:

  • quadros de qualificações setoriais;
  • normas setoriais para as competências profissionais;
  • conselhos de competências para o setor;
  • investigação sobre competências setoriais.

A conferência servirá também para discutir e aprofundar o papel dos setores na implementação de sistemas e quadros de qualificações, desenvolvendo as estratégias ou iniciativas internacionais relacionadas com as competências profissionais, como o Processo de Bolonha, o ECVET ou o EQAVET.

O painel de discussões será um dos momentos fundamentais da conferência, no qual os representantes de vários stakeholders do sistema de qualificações irão participar.

As inscrições estão abertas até dia 11 de junho de 2018 e a participação na conferência é gratuita.

Para mais informações sobre o programa, guia prático para participantes e contactos, visite o site do IBE.

Fonte: ReferNet Polónia