Estudo das qualificações rurais

Em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e o financiamento do POISE (Programa Operacional Inserção Social e Emprego), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai promover a realização de um Estudo de Apoio à Definição de Qualificações para o Mundo Rural.

O objetivo geral do estudo consiste em identificar, numa ótica prospetiva, as necessidades de qualificações e mapear as competências chave para o mundo rural e conceber referenciais de qualificação para o desenvolvimento do sector agroflorestal.

O estudo será efetuado pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), sob a orientação da CAP, e incluirá um diagnóstico da escassez de competências e qualificações, mas também a revisão critica e atualizada dos referenciais já existentes no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). No final do mesmo, a partir do diagnostico elaborado, será possível apresentar propostas com novos referenciais de qualificações.

O estudo incide sobre o mundo rural e abrange todo o território continental, sem se circunscrever a sectores em concreto, embora tenha sempre como foco principal o sector agroflorestal. É particularmente relevante como suporte de acordos no âmbito da contratação coletiva de nível sectorial.

Fonte: CAP – parceiro nacional da ReferNet