Novos cursos técnicos superiores profissionais

Os novos cursos técnicos superiores profissionais (CTSP) foram introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de Março de 2014. Os CTSP visam aumentar e diversificar a oferta de ensino superior politécnico em Portugal, atraindo novos públicos ao ensino superior, em particular, jovens provindos do ensino secundário profissional.

Os CTSP têm uma forte presença regional, e pretendem interagir com empresas e associações locais. Eles visam atender às necessidades econômicas da região em que são ministrados. Os CTSP têm a duração de quatro semestres letivos (dois anos), 120 ECTS e a sua conclusão com aproveitamento confere um diploma de técnico superior profissional correspondo ao nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) para a aprendizagem ao longo da vida.

O seu currículo composto dos seguintes componentes: formação geral e científica;  formação técnica e formação em contexto de trabalho.

A criação de cada curso é precedida, obrigatoriamente, de consulta ou recolha de informação junto dos empregadores e associações profissionais, das autoridades nacionais em matéria de emprego e formação profissional. Até agora foram criados cerca de 20 CTSP em setores como a engenharia, ciência informática, comércio e meio ambiente.