Primeira reunião nacional da ReferNet

No passado dia 29 de Maio decorreu a primeira reunião nacional da ReferNet que contou com a presença da CAP, CCP, CECOA, CEFOSAP, CGTP-IN, IEFP, Turismo de Portugal e UGT. Esta reunião teve como principal objetivo informar os parceiros sobre os trabalhos realizados pela ReferNet, esclarecer as próximas atividades que constam no plano de trabalho e sensibilizar para ações de visibilidade.

A reunião iniciou-se com a apresentação dos resultados do Focus Group em Madrid e Partnership Forum em Budapeste e dos trabalhos concluídos nos quais os parceiros tiveram a oportunidade de enviar os seus contributos e validação.

Para rentabilizar os canais de comunicação e melhorar a troca de informação, o encontro prosseguiu com uma sessão de esclarecimento relativa às notícias. Foram identificados os requisitos necessários, quais as plataformas de disseminação possíveis e a frequência de submissão. Os parceiros foram também informados da possibilidade de requisitarem diversos materiais para distribuição e de solicitarem, para os seus eventos e atividades, a presença de peritos do Cedefop.

Com a crescente necessidade de melhorar a visibilidade, a ReferNet comunicou aos parceiros as ações em que participou durante o primeiro semestre, referindo a sua presença na Futurália, a apresentação da rede e do Cedefop na Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) e a divulgação das suas publicações na newsletter do Gabinete de Estratégia e Planeamento. Partindo para um debate mais dinâmico, discutiu-se a possibilidade de organizar um evento de divulgação da rede. Os parceiros salientaram a importância de definir alguns pontos-chave como o publico-alvo e o formato, propondo que seja dinâmico e centrado em workshops temáticos com um modelo aberto e participativo.

A sessão terminou com a apresentação da nova proposta do site da ReferNet. A nova estrutura, para além de facilitar o acesso e disseminação dos conteúdos, irá promover uma dinamização da rede, pretendendo-se que se afirme como uma fonte de disseminação para as atividades dos parceiros.