Reunião da ReferNet na Hungria

Decorreu nos dias 15 e 16 de Maio, em Budapeste, a reunião regional da ReferNet (Partnership Forum), em que estiveram presentes representantes do Cedefop e da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Malta, Portugal, República Checa e Roménia.

Este evento caracterizou-se por sessões sobretudo práticas e de discussão entre os participantes sobre temas tão diversos como o plano de trabalho anual, a melhoria da disseminação dos documentos produzidos pela rede, o processo ideal de validação, uma melhor eficiência na recolha de informação e uma comunicação mais ativa entre a rede e o Cedefop.

A manhã de trabalhos iniciou-se com a discussão dos resultados do Focus Group, organizado no mês de março com os parceiros que se voluntariaram para debater as 23 recomendações propostas pela avaliação externa à ReferNet. Foram debatidos em pequenos grupos dois grandes temas: as atividades relacionadas com plano de trabalho anual e a cooperação a nível nacional, sendo as questões da comunicação e visibilidade transversais a ambos os temas. Os resultados desta sessão, em conjunto com os do grupo que se irá reunir em Espanha, Madrid, irão reverter na introdução destas recomendações no próximo acordo quadro de parceria para 2020-23.

No sentido promover uma maior transparência, aumentar a cooperação na rede e a qualidade dos seus produtos, foi colocado especial ênfase nos relatórios e publicações da ReferNet que necessitam de um processo de validação mais ágil e eficiente, pretendendo-se uma interação continua entre os parceiros e o Cedefop.

Na parte da tarde, a ReferNet Húngara teve a oportunidade de apresentar o sistema de EFP do seu país, destacando-se a aposta do governo na inovação e nas novas tecnologias aplicadas ao EFP.

Durante o último dia, foram apresentados os resultados do mais recente inquérito do Cedefop que serve de base para a criação do ‘VET in Europe interaction online tool’ concluindo-se que entre 79 a 98% dos inquiridos, na sua maioria com responsabilidades no aconselhamento de decisores políticos e na conceção de políticas de EFP, concordam com os temas propostos. Destaca-se o contributo de Portugal com o maior número de respostas entre todos os países inquiridos.

Na proximidade da segunda edição conjunta do Spotlight on VET, pelo Cedefop, foram identificados os aspetos favoráveis e menos favoráveis deste flyer e apresentaram-se propostas de melhoria.

Discutiram-se ainda formas de tornar a recolha de informação mais eficiente, tendo em conta as complementaridades dos diferentes documentos produzidos pela ReferNet, e como melhorar o processo da disseminação de informação.

O evento terminou com o destaque de alguns anúncios como a publicação do segundo volume do relatório ‘Opinion Survey on VET – further analysis’ que inclui as análises nacionais realizadas pelos parceiros, sendo prevista a sua publicação para junho, e o agendamento da reunião plenária para a terceira semana de novembro.