Reunião nacional da ReferNet

A segunda reunião da rede nacional realizou-se no dia 12 de dezembro nas instalações da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Organizada pela equipa da ReferNet Portugal, esta reunião contou com a presença da Diretora Geral da DGERT e dos representantes da ANQEP, CCP, CECOA, CEFOSAP, CGTP-IN, CIP, IEFP e Turismo de Portugal.

Os trabalhos iniciaram-se com o resumo dos temas abordados na reunião plenária anual da ReferNet, que decorreu em Salónica entre os dias 21 e 23 de novembro. Da reunião plenária salientou-se a informação sobre os desenvolvimentos mais recentes na política de ensino e formação profissional (EFP) na UE; as necessidades de informação e análise de EFP a nível Europeu e a forma como estas afetam as atividades da rede; a preparação do plano de trabalhos para 2019; a reflexão e partilha de experiências no âmbito do processo de validação dos produtos da ReferNet; entre outros assuntos.

Foi efetuado um balanço sobre das atividades realizadas em Portugal, salientando-se a importância da cooperação com os parceiros neste primeiro ano de existência da rede. Os documentos elaborados passaram a refletir não só a visão da DGERT como a dos parceiros, o que aumenta a relevância e qualidade da informação enviada para o Cedefop.

A reunião prosseguiu com a apresentação a última atividade prevista no plano de trabalhos de 2018, o artigo “Estratégias, iniciativas e práticas políticas para preparar os sistemas de EFP para a digitalização e o futuro das tecnologias do trabalho”. Os parceiros discutiram a importância desta temática, bem como da inteligência artificial, no futuro do trabalho e as diversas implicações que se irão repercurtir no sistema de EFP e no mercado de trabalho.

Na proximidade de 2019, foi divulgado o plano de trabalhos e as novas atividades, nomeadamente a preparação do EFP na Europa – instrumento de apresentação online (VET in Europe – Online Presentation Tool), que irá possibilitar a comparação de informação especifica sobre EFP entre diferentes países e da edição conjunta de todos os EFP em destaque (Spotlight on VET) dos Estados-Membros.

A visibilidade mantém-se um dos temas mais importantes na rede nomeadamente a disseminação dos trabalhos efetuados. Os parceiros ficaram a conhecer a forma como o Cedefop e a Comissão Europeia utiliza os produtos da ReferNet. No inicio de 2019, serão traduzidos para Português quatro relatórios: Políticas de EFP, EFP em Portugal, Mobilidade internacional no EFP inicial e Opinião pública sobre o EFP. Foi apresentada a evolução dos dados do site da ReferNet ao longo de 2018, relativos aos números de utilizadores e seus países de origem. Verificou-se um crescimento acentuado de visitas, possivelmente resultado do novo design e atualização de conteúdos.

Para o próximo ano ficou acordada a organização de eventos para disseminação dos trabalhos da rede e do Cedefop, tendo em conta as necessidades dos parceiros.

A próxima reunião será realizada em maio de 2019.