ReferNet

A ReferNet é a rede Europeia para o ensino e formação profissional (EFP) criada em 2002 pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop).  Tem por missão reunir, analisar e disponibilizar informação no âmbito do EFP, nomeadamente a evolução dos sistemas e das políticas nacionais nos 28 Estados-Membros da UE, Islândia e Noruega; promover a visibilidade do EFP e dos produtos do Cedefop.

Os 30 membros da rede são designados por parceiros nacionais da ReferNet e cada um representa uma instituição de referência na área de EFP do seu país. Deste modo estão particularmente bem posicionados para partilhar informação relevante e atual sobre EFP no seu país e sobre as suas diferentes vertentes, tais como: missão, modelo de governação, oferta de programas de EFP, estrutura das qualificações de EFP, intervenientes, mecanismos de controlo de qualidade.

  • Porque é que deveria estar interessado na ReferNet?

Sempre que precise de informação sobre EFP em Portugal ou na Europa, seja por necessidade ou vontade de conhecer esta temática. Caso seja dirigente ou decisor político, investigador ou profissional na área, estudante ou autodidata, terá aqui a possibilidade de encontrar uma vasta gama de documentos, com diferentes níveis de profundidade, que lhe proporcionarão informação adequada às suas necessidades.

Poderá aqui aceder eletronicamente e em texto integral aos seguintes documentos:

– relatórios regulamente atualizados com a descrição dos sistemas de EFP
– relatórios regulamente atualizados sobre políticas de EFP
– publicação sumária sobre EFP no país que detêm a presidência da UE
– artigos temáticos
– notícias sobre EFP em Portugal e na Europa
– referências bibliográficas
– contactos nacionais e Europeus dos parceiros da rede

Em Portugal a ReferNet é coordenada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) desde 2006.

As atividades da ReferNet são co-financiadas pelo CEDEFOP e pelos Estados-Membros numa base anual e no âmbito de um acordo-quadro de parceria. As atividades são de benefício comum para os países participantes e para o Cedefop. Em 2015, será lançado um novo convite à apresentação de propostas para selecionar os parceiros nacionais da ReferNet para um novo período de cooperação (2016-2019).