A crise económica atingiu os jovens de forma particularmente difícil e que enfrentam dificuldades acrescidas para encontrar o seu lugar no mercado de trabalho. Perante este contexto, há hoje um amplo consenso entre decisores políticos, parceiros sociais e especialistas de que os programas de aprendizagem que integram formação em contexto de trabalho podem ser uma solução eficiente para corrigir alguns dos desequilíbrios atuais do mercado de trabalho e beneficiar os jovens e os empregadores.
Através da combinação da formação em sala com a formação em contexto de trabalho pode-se oferecer aos jovens a oportunidade de adquirir experiência de trabalho e simultaneamente reforçar e alinhar as suas competências com os requisitos do empregador. Pela sua inerente relevância para o mercado de trabalho, estágios e formação em contexto de trabalho pode ajudar a reduzir as disparidades de competências e facilitar a transição dos jovens da educação para o trabalho.
Promover a formação em alternância tem sido um instrumento chave na agenda política Europeia para a empregabilidade dos jovens, estando presente desde o Comunicado de Bruges (7 de dezembro de 2010), à recomendação do Conselho que estabelece a Garantia jovem (22 de abril de 2013), à declaração do Conselho sobre a Aliança Europeia para a aprendizagem (15 de outubro de 2013).
O Cedefop apoia a Aliança Europeia para a aprendizagem através de uma série de atividades complementares destinadas a avaliar o seu potencial. Apoia os Estados-Membros, os parceiros sociais e outras entidades responsáveis e intervenientes no processo de desenvolvimento de programas de aprendizagem com qualidade.*
Os artigos aqui disponibilizados foram elaborados pelos parceiros nacionais ReferNet em 2014.
- Esquemas de aprendizagem e programas estruturados de aprendizagem com base no contexto de trabalho – Portugal (apenas em Inglês) descarregar
- Análises nacionais de Esquemas de aprendizagem e programas estruturados de aprendizagem com base no contexto de trabalho, por país (apenas em Inglês) aceda aqui
Esta temática é parte de outras atividades do Cedefop relacionadas com aprendizagem.
Para encontrar publicações relacionadas com o tema (apenas em Inglês) aceda aqui
*Fonte: informação parcial da circular 2014_05 da ReferNet