Os desenvolvimentos Europeus mais recentes nas políticas de ensino e formação profissional (EFP), nomeadamente nas cinco metas a médio prazo estabelecidas em 2015 no documento designado por ‘Conclusões de Riga’:
- Promover a aprendizagem em contexto de trabalho em todas as suas formas, com especial atenção nos programas de aprendizagem, através do envolvimento dos parceiros sociais, das empresas, das câmaras de comércio e de entidades formadoras, e do estímulo à inovação e ao empreendedorismo.
- Desenvolver de forma mais aprofundada mecanismos de garantia de qualidade no EFP, em linha com a Recomendação do EQAVET, e, com parte dos sistemas de garantia da qualidade, estabelecer informação contínua e de feedback contínuo nos sistemas de EFP inicial e contínua.
- Melhorar o acesso ao EFP e às qualificações para todos através de sistemas mais flexíveis e permeáveis, nomeadamente através da oferta de serviços de orientação integrados e da validação de competências não formais e informais.
- Reforçar as competências-chave nos currículos de EFP e oferecer oportunidades mais eficazes para adquirir ou desenvolver essas competências através do EFP inicial ou contínuo.
- Introduzir abordagens sistemáticas e oportunidades de desenvolvimento profissional inicial e contínuo para professores, formadores e mentores de EFP, na formação em sala e em contexto de trabalho.
A ReferNet é uma das fontes de informação deste relatório que é elaborado pelo Cedefop.
Este documento pretende apoiar o processo de tomada de decisão da Comissão Europeia e dos ministros responsáveis pela área de EFP, no estabelecimento das prioridades Europeias.