Resposta Portuguesa ao surto de Covid-19

A pandemia de Covid-19 mudou as nossas vidas de forma drástica e da noite para o dia, tanto a nível pessoal como profissional.
Estamos a testemunhar uma interrupção sem precedentes nos processos educacionais em escala global (mais de 1,5 bilhão de alunos foram afetados de acordo com a UNESCO). O ensino e formação profissional (EFP) está a sofrer uma pressão extra, pois os processos de aprendizagem estão ligados à situação do mercado de trabalho e da economia. Os países tiveram que reagir imediatamente e procurar soluções. A situação exigiu que todos os alunos, formandos, professores, formadores, diretores de escolas/centros de formação profissional e pais, se ajustassem e mudassem as suas rotinas habituais de maneira rápida e eficaz. A aprendizagem através do digital tornou-se uma realidade da noite para o dia.

Com a elaboração deste artigo, a ReferNet de Portugal responde à solicitação do Cedefop de facultar informação sobre a resposta imediata de cada país à pandemia de Covid-19 e as respetivas ações nacionais de acompanhamento do EFP.

Leia o artigo aqui: Resposta Portuguesa ao surto de Covid-19 (em Inglês).