Reunião plenária da ReferNet 2020

Realizou-se nos dias 5 a 7 de fevereiro, em Salónica, na Grécia, a 17ª reunião anual plenária da ReferNet – Rede Europeia especializada em ensino e formação profissional (EFP) do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop). Esta reunião contou com a participação dos parceiros de todos os Estados Membros (EM) da UE, Islândia e Noruega.

Na abertura do evento, o diretor executivo do Cedefop, Jürgen Siebel, disse que o trabalho dos parceiros nacionais é indispensável para a agência, pois estão mais próximos do trabalho realizado pelos EM. Acrescentou, ainda, que a ReferNet apoia uma grande parte do trabalho do Cedefop, ajudando a entender os sistemas de EFP e contribuindo para ajustar a agenda de políticas europeias.

João Santos, da Comissão Europeia, que participou na reunião através de videoconferência, expressou a sua satisfação por abordar os membros da ReferNet pela primeira vez e apresentou as novas prioridades da Comissão Europeia relacionadas com o EFP, incluindo a Nova Agenda para as Competências na Europa.

A coordenadora da ReferNet, Sylvie Bousquet, apresentou as sessões temáticas e vários especialistas apresentaram o trabalho do Cedefop e trocaram opiniões com os participantes.

Foi efetuado um balanço dos trabalhos realizados em 2019, sendo de destacar os resultados do relatório sobre os desenvolvimentos de políticas nacionais de EFP 2015-19, o EFP para o futuro do trabalho, a mobilidade internacional de longa duração na aprendizagem, a valorização do EFP e, ainda, preparado o plano de trabalho para 2020. O enfoque foi orientado para o futuro do EFP na Europa, na formação prática para a nova plataforma online para apresentação das políticas de EFP para 2020, bem como sobre o índice europeu de competências, um instrumento preparado para uma análise comparativa dos sistemas de competências de cada país da UE.

Acresce valorizar os espaços reservados para partilha de informação, mentoria e networking.

No encerrando da reunião plenária, o diretor do departamento de sistemas e instituições de EFP do Cedefop, Loukas Zahilas, enfatizou que o novo acordo quadro de parceria (2020-23) sinaliza uma nova etapa de trabalho com antigos e novos parceiros, e referiu-se aos ‘fóruns de parceria’ como espaços privilegiados para o ajustamento do trabalho a desenvolver.